Técnica

A análise técnica é o estudo dos preços dos activos na tentativa de determinar a evolução do mercado. Os profissionais do mercado que usam a análise técnica acreditam que a maioria da informação que está disponível já está incorporada no valor de um ativo. Com isso em mente, um estudo do preço da acção vai ajudar a determinar o próximo movimento do instrumento financeiro. Existem vários tipos de análise técnica que os investidores utilizam para determinar preços futuros.

A arte da análise técnica pode ser útil ao ajudar o investidor com posições de entrada, posições de saída, e ao controlar o risco de uma posição. A análise técnica é integrada em diferentes estudos subjectivos e objectivos que proporcionam a diferentes operadores a capacidade de realizar diferentes tarefas. Alguns dos estudos objectivos incluem estudos de seguir tendências, e estudos de momentum. Os estudos subjectivos incluem reconhecimento de padrões, bem como apoio e resistência.

Seguir Tendências:

As estratégias de seguir tendências são estratégias de análise técnica que analisam o histórico dos preços para determinar se um instrumento financeiro está dentro de uma tendência. A tendência é uma direcção específica e, em grande parte, continua a seguir a mesma direção ao longo de um período de tempo. A maneira mais fácil e eficiente para analisar a tendência é examinar o histórico das médias móveis de um instrumento financeiro específico. A média móvel é uma média, onde os últimos dias não estão incluídos no cálculo da média. Numa média móvel de 5 dias, no sexto dia, o dia 1 é excluído do cálculo da média.

Um exemplo de análise de uma tendência é o seguinte.

Digamos que um investidor analisou os preços dos pares de divisa AUD / USD e as médias móveis do dia 10 e do dia 40 deste par de divisas; uma tendência pode ser potencialmente definida quando a média móvel do dia 10 cruza acima ou abaixo da média móvel do dia 40. As estratégias das médias móveis são estratégias de transacção técnica robustas, e são importantes na definião de tendências mas, isoladas, elas nem sempre criam os melhores pontos de entrada no mercado. A maioria das estratégias de seguir tendências criará sinais errados, mas o dinheiro que você fará durante a tendência será bem mais significativo do que o dinheiro que perderá quando estiver errado. Eis um exemplo de como isso vai ser rentável aquando de uma negociação técnica. Se a estratégia for rentável durante 33% do tempo e não rentável durante 66% do tempo, mas se fizer 10 dólares em transacções rentáveis e perder 2 dólares em negócios não rentáveis, a estratégia será então rentável (em 6 transacções – 2 ganhos, 4 perdas – lucro = 2 * 10 ou 20, perdas = 4 * 2 ou 8 = 20-8 = 12) A negociação técnica exige técnicas de gestão de risco bastante fortes que fornece aos operadores a ferramenta necessária para sair do mercado nos momentos apropriados.

Momentum:

A segunda ferramenta que é frequentemente utilizada em estratégias de seguir tendências é a divergência ou convergência de médias móveis ou MACD. Esta estratégia mede o momentum no mercado e determina se o impulso está subindo ou caindo. O indicador MACD mede as mudanças diárias da média móvel e compara uma mudança da média móvel curta com uma mudança de média móvel longa. Se as mudanças da média móvel curta forem maior, o MACD vai subir, indicando que o movimento é crescente. O oposto acontece quando o MACD está a cair.

Reversão à Média:

Outra estratégia técnica que é utilizada aquando da negociação nos mercados financeiros é uma estratégia de reversão à média. Reversão à média significa que o instrumento financeiro regresserá de novo à sua média depois de se ter afastado dessa média durante um período de tempo. Uma boa analogia é pensar até o quanto se pode esticar um elástico até este voltar à sua forma original. Este tipo de análise seria útil para duas empresas que tenham modelos de negócio semelhantes. Por exemplo, um comerciante poderia realizar a análise de reversão à média da Coca-Cola e da Pepsi. Um indicador técnico que é utilizado pelo analista para medir a reversão à média são Bollinger Bands. Bollinger Bands são uma fórmula matemática que calcula um desvio padrão específico em torno de uma média específica.

Um segundo grupo de indicadores técnicos que são usados para medir a reversão à média é o de Força Relativa e de indicadores estocásticos. Ambos os indicadores técnicos medem a rapidez com que o mercado se moveu a curto prazo, em relação a movimentos ao longo de um período mais longo. Estes indicadores criam um índice que é usado por comerciantes para determinar se o mercado está sobrecomprado ou sobrevendido.

Reconhecimento de Padrões:

Outro tipo de análise técnica é o reconhecimento de padrões. Neste tipo de análise, o profissional examina padrões específicos dentro do preço de acção para determinar se consegue reconhecer um padrão que demonstre capacidade de previsão de um movimento de preço específico. Qualquer exemplo deste tipo de padrão é uma “padrão cabeça e ombros”. Um padrão cabeça e ombros formam dois ombros e uma cabeça e, em geral, o mercado vai cair após a formação do segundo ombro.

Os analistas técnicos irão criar igualmente uma linha de tendência para determinar apoio e resistência. A análise das linhas de tendência é subjectiva mas, regra geral, pontos altos estão ligados a pontos altos e pontos baixos estão ligados a pontos baixos para criar uma linha de tendência.

A análise técnica é um estudo útil para ajudar os participantes do mercado num esforço para criar uma estratégia comercial específica, ou para complementar outros tipos de estratégias de negociação. O estudo da análise técnica irá ajudar na formação de estratégias e dará ao investidor uma percepção do que outros participantes do mercado possam estar a pensar. Este artigo abordou algumas idéias básicas que podem ser usadas no início do processo de negociação. Existem inúmeros livros e artigos escritos sobre as análises técnica e fundamentalista, e os investidores deverão examinar alguns destes tipos de análise antes de começar a negociar, num esforço para desenvolver o seu estilo de negociação.